Saiba como aliviar a dor muscular

É bastante comum o corpo ficar dolorido após alguma atividade física ou esforço que o corpo não está acostumado a executar, como por exemplo o primeiro dia de academia ou quando modificamos as séries de movimentos e/ou aumentamos a carga.  Confira algumas formas de ajudar a aliviar a dor muscular.

O que é dor muscular?

A dor muscular é um mecanismo de defesa e alerta do nosso corpo, age protegendo os músculos de possíveis lesões, então sempre que ela ocorrer durante uma atividade, devemos ficar atentos e moderar um pouco para que os músculos não fiquem fatigados.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é aconselhável procurar um médico para ver se tudo está em ordem com a sua saúde e, sempre, antes do início dos exercícios, o alongamento e aquecimento são essenciais para evitar dores e também lesões.

Algumas soluções simples para aliviar a dor muscular

Em primeiro lugar é conveniente ter a certeza do que motivou as dores, para não ignorar algum problema mais grave e não ter consequências ruins para a sua saúde.

Repouso

O descanso é uma ótima forma de lidar com as dores musculares, procure poupar os músculos que foram mais exigidos por 24 a 48 horas seguintes ao esforço intenso. Isso vale principalmente para quem faz musculação. O ideal é alternar o treino dos diferentes grupos musculares.

Experimente compressas quentes

Fazer compressas quentes após o esforço físico intenso pode ajudar a aumentar o fluxo de sangue, acelerando a recuperação do músculo.

Massageie os músculos 

Ao fazer exercício físico intenso, as fibras musculares se rompem, causando uma inflamação. A massagem ajuda a reduzir a citocina, substância responsável pela inflamação. Além disso, ela aumenta a oxigenação dos músculos.

Tenha uma dieta adequada

Se seus músculos estão doloridos devido a atividades intensas, como levantamento de peso, seus músculos estão sempre se reconstruindo e precisam de muita proteína. Tente ingerir proteína no máximo em 15 ou 30 minutos após terminar os exercícios. Isto irá acelerar consideravelmente o tempo de recuperação, bem como prevenir lesões musculares devido à má nutrição.

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