Saiba mais e evite a tão indesejada pedra nos rins

Popularmente chamado de pedras nos rins, o cálculo renal é uma doença causada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina e é muito comum tanto em homens quanto em mulheres.

Como surgem as pedras nos rins? 

Os rins têm uma função vital e fundamental para o nosso corpo, são eles que filtram o sangue durante toda a nossa vida e eliminam através da urina o sal, as substâncias tóxicas e qualquer outro componente nocivo ao organismo. Essas substancias são provenientes do metabolismo dos alimentos que ingerimos e quando não são expelidos acumulam-se nos rins provocando terríveis dores.

Sintomas de pedra nos rins

Os rins são os responsáveis por produzir a urina e, por isso não é estranho que alterações na mesma sejam o primeiro sinal de alerta do problema. Em primeiro lugar, os hábitos relacionados à urina podem mudar, como a necessidade de ir ao banheiro mais vezes do que de costume, principalmente durante a noite.

Também pode ocorrer uma sensação de urgência por urinar, mas quando chega ao banheiro, expulsa apenas uma quantidade mínima, ou até mesmo nada, sentindo ao mesmo tempo um aperto na região pélvica.

Demais sintomas

  • Dor muito intensa no fundo das costas
  • Queimação ao urinar
  • Urina escura ou com sangue
  • Náuseas e vômito
  • Febre e calafrios

saiba-mais-e-evite-a-tao-indesejada-pedra-nos-rins2Qual é a melhor maneira de se prevenir?

Além de tomar bastante líquido, vale a pena acrescentar limão e laranja na sua dieta. Essas frutas possuem citrato, um nutriente que evita a incidência de pedras nos rins.

Importante saber

Pessoas que já tiveram pelo menos um episódio de cálculo renal ou que tenham história familiar de pedras no rim devem urinar pelo menos 2 litros por dia. Como ninguém vai ficar coletando urina o dia inteiro para medir o volume, uma dica é acompanhar a cor da urina. Uma urina bem diluída tem odor fraco e coloração bem clara, quase transparente. Se a sua urina está muito amarelada, isto indica desidratação.

Fonte: mdsaude.com
Fonte: tuasaude.com

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

 

Saiba mais e evite a tão indesejada pedra nos rins
5 (100%) 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *