O hábito de beber chá pode trazer diversos benefícios para nossa saúde.

Assim como a sua variedade, os chás são saborosos e com poucas calorias, disponível em dezenas de sabores e recheado de antioxidantes, essas são algumas características dos inúmeros benefícios do chá.

Quente, frio, de ervas ou flores, o chá é um ótimo companheiro para uma boa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo.

No post de hoje você vai saber mais sobre os benefícios do chá para a saúde e vai conhecer algumas dicas de como consumir cada um.

Os benefícios do chá para a saúde.

O chá é uma bebida de origem inglesa que caiu no gosto dos brasileiros.

Os chás são indicados para combater e prevenir diversos tipos de doenças, como a prevenção de gastrites até o combate para diminuir os riscos de um A.V.C (acidente cardio vascular).

Diferentes pesquisas demonstram que três xícaras diárias da bebida podem diminuir a chance de desenvolvimento de diferentes doenças.

A mesma quantidade é o necessário para abaixar em 21% a chance de sofrer um AVC, além de garantir uma redução no desenvolvimento de doença arterial coronariana, morte cardíaca, infarto cerebral e hemorragia intracerebral.

Conheça mais benefícios do chá para a saúde.

  • Benefício para a saúde mental.

O chá também aparece associado como um fator de diminuição de chances de desenvolver depressão. Três xícaras por dia são o suficiente para reduzir em 37% os riscos de apresentar a doença.

  • Hortelã para não esquecer.

Se está precisando ficar alerta e com a memória afiada, beba chá de hortelã. Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo.

  • Tomar chá ajuda a emagrecer.

Se você está querendo tirar alguns quilinhos da balança, aposte no chá verde solúvel (e também em exercícios físicos). Quando consumido dez minutos antes da prática de atividades física, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal, auxilia na redução do triglicérides e ajuda no ganho de força muscular.

  • Auxilia na concentração.

Em diversos estudos, a bebida aparece associada com um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. Graças à presença de cafeína e do aminoácido teanina, chás podem ajudar na concentração e na capacidade de aprendizagem.

  • Combate a insônia.

Aposte na camomila! A planta é rica em antioxidantes flavonoides, sendo que a principal é a apigenina, a responsável por criar um efeito calmante e sedativo que adquirimos ao consumir o chá de camomila, que pode ser consumido antes de dormir.

  • Combate a TPM.

Chás de erva-doce e sálvia funcionam aliviando dores abdominais e o de camomila ajuda diminuindo efeitos de irritação e ansiedade. Já o de canela tem propriedades que aumentam o fluxo menstrual.

Os benefícios do chá para a saúde: saiba como preparar seu chá!

A maioria das pessoas ainda têm dúvida de como os chás devem ser preparados, a bebida quente e fria tem suas particularidades e benefícios diferentes, se preparados de forma equivocada ou acrescentando muito açúcar ou outros conservantes pode diminuir sua eficácia.

Veja algumas dicas de como preparar seu chá.

  • Chá de Camomila para o combate a diabetes:

A camomila, um importante anti-inflamatório, também pode ajudar a prevenir algumas complicações da diabetes tipo 2. Para preparar o chá de camomila, ferva a água e depois, com o fogo desligado, acrescentar as folhas de camomila. Abafe com um prato e deixe por cerca de 10 minutos. Depois é só coar e beber, é um excelente chá para diabetes.

  • Chá de Cúrcuma para colesterol alto.

A cúrcuma é um alimento poderoso, muito utilizado na medicina oriental, principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias. O chá de cúrcuma é excelente para diminuir os níveis de colesterol ruim do corpo.

Modo de preparo: Adicione 3 colheres de café de cúrcuma em pó em meio litro de água fervente e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Adoce a gosto. Tome no máximo 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia, intercalando entre as refeições.

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Chá de Erva Cidreira para controlar a pressão arterial.

Alguns estudos apontam que a erva cidreira ajudaria a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos.

Modo de preparo: A melhor maneira de consumir a erva cidreira é sob a forma de chá em infusão. Utilize entre 1 e 4 gramas de folhas da planta preferencialmente fresca para cerca de 150 ml de água. Ferva a água, depois a coloque sobre as folhas em um recipiente e deixe abafando entre cinco e dez minutos. Coe e aguarde. Tome o chá morno, entre 10 e 15 minutos após o preparo, preferencialmente sem adoçar.

  • Chá de Hortelã para má digestão:</

O chá de hortelã é uma das melhores soluções para os problemas relacionados a gases no estômago, além de acalmar o sistema digestivo, reduzindo a indigestão. A melhor coisa sobre este chá é o fato de ter um único ingrediente, geralmente denominado hortelã-pimenta, e nada mais.

Modo de preparo: Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Abafe  por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão. Beba 1 xícara entre as refeições.

  • Chá de Alecrim para ansiedade:

O chá de alecrim é excelente para ansiedade e se encaixa nessa lista por ter propriedades relaxantes, capazes de acalmar e diminuir os sintomas de ansiedade.

Modo de preparo: basta acrescentar uma colher de sopa de folhas de alecrim em uma xícara com água fervente e deixar a infusão acontecer por alguns minutos. Coe o chá antes de tomá-lo e se quiser dar um doce a mais, acrescente um pouco de mel.

  • Chá de Alfavaca para febre:

A alfavaca tem propriedades que combatem a febre, além de atuar como expectorante, auxiliando, inclusive, no tratamento de resfriados, bronquite e pneumonia.

Modo de preparo:  2 colheres de sopa da planta, que pode conter raízes, folhas, flores e ramos,1 litro de água, coloque em um recipiente e leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e adicione a erva, tampando logo em seguida. Deixe a mistura em infusão por um período de no máximo 10 minutos. Em seguida, coe e consuma.

  • Chá de Laranja para dor de cabeça:

Devido à grande quantidade de vitamina C presente na laranja, o chá da fruta além de ajudar a prevenir a enxaqueca, combate dores de cabeça causadas pela sinusite e aumenta a imunidade do organismo.

Modo de preparo: usar duas laranjas, 300 ml de água e mel a gosto, descascar a fruta e retire todo o suco dela. Coloque a água para ferver e acrescente somente as cascas da laranja, deixe ferver e retire do fogo e é só servir e beber.

Agora que você conhece mais sobre os diversos benefícios do chá para a saúde, já pode incluir a bebida na sua dieta e auxiliar melhor sua alimentação e qualidade de vida.

Saiba mais sobre os benefícios do chá para a saúde.
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