Hábitos que causam a caspa e a melhor forma de controlá-la

Ver o cabelo coberto de pontos brancos é muitas vezes constrangedor. Na maioria dos casos a caspa não é sinônimo de falta de higiene, já que ela atinge também pessoas que tem o hábito de lavar o cabelo pelo menos 3 vezes por semana. Essa descamação do couro cabeludo pode ser desencadeada por fatores hormonais, mudanças bruscas de clima e pelo stress, mas pode ser controlada com os cuidados certos, saiba quais são e conheça os hábitos que favorecem o seu aparecimento.

6 hábitos comuns que causam caspa

1- Lavar os cabelos com água muito quente favorece o aparecimento da caspa, a água quente resseca o couro cabeludo, aumentando a oleosidade e piorando a caspa.

2- Não remover completamente o xampu e o condicionador, isso aumenta a produção de glândulas sebáceas.

3- Optar por qualquer shampoo anticaspa de supermercado. Muitas fórmulas comerciais de combate à caspa agravam ainda mais a oleosidade do cabelo, o ideal é consultar um dermatologista.

4- Alterações nos hormônios sexuais, nas glândulas suprarrenal e da tireoide podem causar caspa, verifique com seu médico.

5- Usar o secador excessivamente, ou com o jato de ar em temperatura muito alta. Use-o com moderação e não tão próximo ao couro cabeludo.

6- Usar a unha na hora de lavar o couro cabeludo pode aumentar a quantidade de descamação e provocar mais oleosidade do couro cabeludo. Use apenas a polpa do dedo.

Como controlar

Para os cabelos bastante oleosos

O Ideal é lavar o cabelo todos os dias com um shampoo adequado para cabelos oleosos, esse é o primeiro passo e muitas vezes pode ser suficiente.

Vinagre de maça

As caspas no couro cabeludo sufocam o folículo piloso (responsável por produzir o cabelo) impedindo o crescimento aumentado a queda e enfraquecendo os fios.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.

Shampoos naturais

O uso de shampoos naturais feitos à base de ervas como alecrim, tomilho, aipo, salva e eucalipto podem ser eficazes contra a caspa, devido as suas propriedades anti-sépticas e anti-fúngicas.

Evite alguns alimentos

Uma dieta com alimentos saudáveis é um fator importante para prevenção e tratamento da caspa, frutas e legumes deverão fazer parte do cardápio, evitando cítricos, frutos secos e alimentos em conserva.

Para quem pratica atividade física

Não deixe o suor acumular no couro cabeludo pois ele irrita a pele. Após exercícios físicos e outras atividades que façam transpirar procure lavar a cabeça muito bem.

Não ignore a caspa

Ignorar o problema só faz com que a caspa se acumule no couro cabeludo e isso causa coceira. Coçar com muita força pode provocar ferimentos na cabeça e acabar numa infecção.

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

 




Tipo de plano


[bws_google_captcha]

Hábitos que causam a caspa e a melhor forma de controlá-la
5 (100%) 6