Os cuidados na gravidez vão desde a descoberta até o parto, e conforme a gestação evolui, alguns cuidados são necessários para que o período seja tranquilo tanto para a mãe quanto para o bebê.

No post de hoje você vai saber um pouco mais sobre o que evitar nos primeiros meses na gestação.

Os cuidados nos primeiros meses de gestação.

O primeiro trimestre de gestação exigem uma atenção maior tanto para a mãe como para o bebê.

Nesta fase, o mais importante são os cuidados com a implantação do óvulo, pois a chance de ocorrerem abortos espontâneos é maior. Se a gestante apresentar algum sangramento deve ser bem avaliada, pois o repouso e as medicações específicas podem contribuir para que a gestação evolua bem.

O acompanhamento do pré natal é importante durante toda gestação, e principalmente no primeiro trimestre.

É importante também o uso de ácido fólico, para evitar malformações no feto, somente o médico obstetra pode receitar a dosagem de suplemento recomendada.

Alguns exames como o de sangue, são importantes e devem ser realizados no primeiro trimestre, pois podem detectar doenças como toxoplasmose, sífilis e HIV, pois quanto mais precoce a detecção, mais eficaz será o tratamento e com menor risco de transmissão ao bebê.

O que evitar nos primeiros meses de gestação.

A partir da descoberta da gravidez, deve-se evitar qualquer quantidade de ingestão de álcool e nicotina. De resto, vida normal!

No primeiro trimestre as alterações no corpo são menores, as mais notáveis são o aumento do volume das mamas e o escurecimento da aréola.

Veja mais do que evitar nos primeiros trimestres da gestação.

  • Suspenda o uso de analgésicos e antitérmicos. Só use remédios recomendados pelo obstetra.
  • Diante do menor atraso menstrual, asmáticas, diabéticas, hipertensas e portadoras de problemas vasculares precisam substituir ou regular as doses dos medicamentos que usam no controle dessas doenças.
  • Cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico na fórmula não podem ser empregados, pois causam malformações. Evite também a exposição desnecessária a raio X.
  • Fumantes precisam abandonar o vício ou, pelo menos, reduzir o consumo para até quatro cigarros diários. Bebidas alcoólicas e outras drogas devem ser igualmente descartadas. O alerta vale também para o futuro papai.
  • Elimine ou diminua significativamente o consumo de cafeína, presente no café, chá preto, refrigerantes à base de cola e chocolates.
  • Se você é adepta de atividades físicas de alto impacto, converse com o obstetra sobre a conveniência de diminuir o ritmo nesse primeiro trimestre.
  • Previna-se contra a toxoplasmose. Não coma carnes cruas ou mal passadas e lave muito bem frutas e verduras. Use luvas sempre que manusear carnes cruas ou mexer na terra. Se tem gato, peça a outra pessoa para limpar a caixinha de areia do bichano.

Dicas de cuidados nos primeiros meses de gestação.

  • Ácido fólico

Evita a ocorrência de DFTN (defeito no fechamento do tubo neural do bebê), que pode resultar em problemas graves, como a anencefalia e espinha bífida.

Onde encontrar: espinafre, feijão-branco,brócolis, laranja,repolho branco, fígado bovino,abacate, grão-de-bico, lentilha, escarola, pão de centeio.

  • Vitaminas do complexo B

Equilibram a energia da mãe e são indispensáveis ao desenvolvimento neurológico e cerebral do bebê.

Onde encontrar: fígado e carne bovina, peixe, ovos, leite e cereais integrais. Equilibram a energia da mãe e são indispensáveis ao desenvolvimento neurológico e cerebral do bebê.

  • Vitamina B6

Previne contra as náuseas e enjôos, comuns no primeiro trimestre de gravidez, e contra a depressão.

Onde encontrar: fígado e carne bovina, cereais integrais e banana. Leite e derivados. Previne contra as náuseas e enjôos, comuns no primeiro trimestre de gravidez, e contra a depressão.

  • Cálcio

Regula os hormônios do bebê e garante a boa formação óssea. É chave para a composição do sangue. Sua carência leva à anemia e predispõe à geração de bebês de baixo peso e à ocorrência de hemorragias e infecções no parto.

Onde encontrar: carnes e grãos em geral, vegetais verde-escuros.

  • Ferro e zinco

Garante o crescimento normal do feto e é importante na formação das células. No primeiro trimestre de gestação previne o cretinismo, que causa retardo mental no bebê. Mas deve ser consumido com moderação.

Onde encontrar: fígado, carnes e leite.

  • Iodo

O excesso de iodo agrava inchaços e faz subir a pressão arterial.

Onde encontrar: sal iodado, frutos do mar e peixes de água salgada.

  • Fibras

Ativam o funcionamento intestinal da mãe, que estará prejudicado por causa dos hormônios da gravidez.

Onde encontrar: verduras, legumes, frutas e cereais integrais, como aveia, trigo, milho e arroz.

Esses são alguns cuidados que fazem muita diferença durante a gestação.

É importante lembrar que o acompanhamento com o obstetra é sempre o mais aconselhado, pois é durante o pré natal que qualquer imprevisto ou problema durante a gravidez pode ser detectado com rapidez e tratado da forma correta.

Saiba o que evitar nos primeiros meses da gestação.
Gostou desta matéria?