A busca por uma vida saudável é o objetivo de muitas pessoas.

Para isso, é necessário uma alimentação balanceada, uma boa hidratação, a prática de exercícios físicos e uma boa dose de perseverança e bom humor.

Uma alimentação saudável é fonte de prevenção de doenças e malefícios para o organismo.

Mesmo com o dia a dia corrido, é possível inserir alguns alimentos saudáveis, como as frutas.

Você já sabe que comer frutas é muito importante para manter uma alimentação saudável.

Porém, existem as frutas mais nutritivas para a saúde.

No post de hoje você vai conhecer as frutas mais nutritivas para saúde e podem ser consumidas no dia a dia.

Porque as frutas fazem bem a nossa saúde?

As frutas fornecem vários benefícios para saúde.

Pessoas que comem mais frutas e legumes como parte de uma dieta saudável em geral, tendem a ter um risco menor de contrair algumas doenças crônicas.

A maioria das frutas são naturalmente pobres em gordura, sódio e calorias.

As frutas são fontes de muitos nutrientes essenciais que são pouco consumidos, incluindo potássio, fibras dietéticas, vitamina C, e folato – ácido fólico.

Dietas ricas em potássio podem ajudar a manter a pressão arterial saudável.

As frutas mais ricas em potássio incluem bananas, ameixas, pêssegos, damascos secos e melão.

A fibra dietética de frutas, como parte de uma dieta saudável em geral, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e pode reduzir o risco de doença cardíaca.

A fibra é importante para o bom funcionamento dos intestinos.

Ele ajuda a reduzir a constipação e diverticulose.

Alimentos contendo fibras, como frutas ajudam a proporcionar uma sensação de saciedade com menos calorias.

Frutas inteiras são fontes de fibra dietética, sucos de frutas contêm pouca ou nenhuma fibra.

A vitamina C é importante para o crescimento e reparação de todos os tecidos do corpo, ajuda a curar cortes e feridas, e mantém dentes e gengivas saudáveis.

O folato (ácido fólico) ajuda a formar os glóbulos vermelhos do corpo.

Mulheres em idade fértil que podem engravidar devem consumir ácido fólico suficiente de alimentos, e para além de 400 mcg de ácido fólico sintético a partir de alimentos fortificados ou suplementos.

Veja algumas frutas mais nutritivas para a saúde.

Banana: A banana é uma das frutas mais nutritivas para saúde e que deve fazer parte do seu cardápio diário. Essa fruta é rica em potássio, que auxilia a expelir o sódio pela urina, diminuindo a pressão arterial e, ainda, previne as cãibras. Outra função do potássio é prevenir contra o estresse. A banana também auxilia na absorção de cálcio e magnésio, que mantém os ossos saudáveis e auxilia na produção de probióticos, melhorando o funcionamento do intestino. A banana é um alimento energizante natural e auxilia na hidratação.

Abacate: O abacate, além de delicioso, pode melhorar suas funções cerebrais, pois possui vitaminas do complexo B, também indicadas para as grávidas, pois possuem ácido fólico. Com a quantidade de fibras que o abacate contém, ele é um grande redutor de colesterol no sangue e é considerado uma das frutas mais nutritivas para a saúde. Também é importante para os ossos e para a formação de unhas, dentes e cabelos, devido à quantidade de vitamina K.

Uva: A uva é uma das frutas mais nutritivas para a saúde que mais possui zinco, que, além de ser um grande combatente contra o câncer, auxilia a saúde das células do cérebro. Possui magnésio, que evita dores de cabeça e enxaquecas e auxiliam na má digestão. A proteção da córnea ocorre pela alta quantidade de vitamina C. Como a uva possui alto índice de ferro e fósforo, ela auxilia na manutenção da saúde do coração, prevenindo doenças cardíacas.

Morango: O morango possui vitamina C, flavonoides, folato, fibras, antioxidantes, potássio, fenóis, vitamina K, entre outros nutrientes. O morango auxilia na saúde dos ossos, dos olhos, do coração, do sistema imunológico, melhora a pele, previne contra o câncer e, ainda, auxilia no processo de desintoxicação do organismo.

Mamão: O  mamão já é muito conhecido por ajudar no funcionamento do intestino, mas a carga de vitamina A que o mamão contém auxilia na saúde da visão, na síntese de colágeno e na melhora do sistema imunológico. Vitaminas do complexo B, como a vitamina B1 e a vitamina B2, ajudam a combater o ataque de fungos e também previne o aparecimento de seborréia, eczema e furúnculos. Por possuir muitas fibras, o mamão consegue expelir o colesterol ruim por meio das fezes.

Agora que você um pouco mais sobre as frutas mais nutritivas para a saúde pode incluir mais frutas no seu cardápio diário.

Lembrando que é importante que as frutas sejam ingeridas na sua forma natural.

Acrescentar outros doces ou misturar a outros ingredientes podem transformar as frutas em grandes fontes de açúcar que fazem mal a nossa saúde.

Saiba quais são as frutas mais nutritivas para a saúde.
Gostou desta matéria?