A dor na coluna está entre as queixas físicas mais comuns, esse inimigo que vai afetar oito em cada dez pessoas em algum momento da vida, é o que mostrou um levantamento feito pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

As dores podem ser leves ou extremas, rápidas ou constantes. As causas vão de má postura, colchão inadequado, sedentarismo e obesidade. Por ser tão comum, é que o seu diagnós

tico acaba sendo banalizado e o que poderia indicar apenas um mau jeito evolui para o estágio de doença crônica, inflamatória, podendo até ser incapacitante.

Para prevenir a dor na coluna, é importante:

  • Colchão Ideal

Ele deve ser firme, ou seja, nem rígido demais, nem mole demais.

  • Levantar e abaixar adequadamente

Na hora de pegar um objeto pesado no chão, de brincar com o animal de estimação ou pegar uma criança no colo, devemos agachar, e não abaixar. Em vez de dobrar as costas, deve-se agachar dobrando os joelhos, ficando o mais próximo possível do objeto e usar a força na hora de levantar.

  • Posição indicada para dormir

A posição mais benéfica para a coluna é deitar em posição fetal, de lado com pernas e joelhos dobrados e um travesseiro entre eles, para evitar o atrito dos ossos.

  • Alongue-se

Ficar sentado na mesma posição por muito tempo aumenta a carga sustentada pela coluna, a dica é sair da cadeira a cada duas horas, vá pegar uma água, ir ao banheiro ou simplesmente dar uma boa esticada no corpo.

Exercício físico para evitar e combater a dor na coluna

Através do exercício você melhorar a postura, fortalece as costas e melhorar a flexibilidade. Um programa de exercício completo deve incluir atividade aeróbica (como caminhar, nadar ou andar de bicicleta ergométrica), bem como alongamento e treinamento de força.

A dor na coluna é sempre um sinal de alerta e necessita de diagnóstico preciso e tratamento correto em qualquer idade e se a dor é um problema persistente, é necessário procurar ajuda médica.

Acompanhe nossas notícias, deixe seu e-mail e enviaremos para você nossas atualizações. Até mais.

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

SOLICITAR PROPOSTA

Fonte: minhavida.com.br

Fonte: einstein.br

Sofre com dor na coluna?
5 (100%) 13