Sucos na lancheira infantil: entenda as vantagens dessa opção!

Um dia a dia agitado nem sempre nos permite cuidar da nossa alimentação como gostaríamos, não é verdade? Casa, trabalho e filhos exigem tempo e dedicação.

Com isso, os bons hábitos alimentares acabam sendo deixados de lado e passamos a dar preferência para alimentos prontos para o consumo, ou seja, os industrializados, principalmente no momento do preparo da lancheira infantil, fazendo com que a criança leve para a escola um produto de baixa qualidade nutricional.

O problema é que tal comodidade nem sempre é benéfica à nossa saúde, uma vez que a maioria dos produtos processados contém altas quantidades de sal, açúcar e/ou gorduras em sua composição — inclusive os sucos de caixinha, que muitas vezes incluímos na alimentação dos nossos filhos.

Procurando sempre se passarem por naturais, muitos sucos industrializados, na verdade, podem conter mais açúcar que uma lata de refrigerante, tornando-se verdadeiras bombas calóricas que prejudicam nossa saúde e, claro, a de nossos filhos.

Mas a boa notícia é que dá para substitui-los de forma bastante prática e natural, ou seja, por sucos sem adição de açúcares e conservantes. Os sucos naturais se tornam uma forma saudável de as crianças consumirem uma bebida gostosa e refrescante, contribuindo para a saúde delas. E por que não inclui-los na lancheira dos pequenos?

Quer saber mais sobre essa opção? Então acompanhe nosso post e entenda as suas vantagens!

Benefícios do suco natural para a saúde das crianças

A ingestão frequente de sucos caseiros faz um bem danado à saúde das crianças. Porém, é importante salientar que esse consumo não deve ser feito de forma isolada, é preciso que as frutas, in natura, continuem fazendo parte de uma dieta equilibrada, assim como as refeições principais, que jamais deverão ser substituídas por sucos.

Entre as vitaminas mais importantes para o bom funcionamento do organismo infantil, estão as do complexo B e as vitaminas A, C, D, E e K.

Complexo B

O complexo B é responsável pelo fornecimento de energia ao corpo, essencial para manter as crianças dispostas para as atividades físicas e para um bom rendimento escolar. Esse nutriente pode ser encontrado nos sucos de abacaxi, uva e melancia, por exemplo.

Esses sabores combinam muitíssimo bem com um delicioso sanduíche natural, o lanche perfeito para se ter na lancheira infantil.

Vitamina A

Em relação à vitamina A, as vantagens que ela traz à saúde dos baixinhos também são inúmeras. Entre elas, pulmões saudáveis, o que ajuda a prevenir doenças do trato respiratório, como asma e bronquite, e fortificação do sistema imunológico, benefício que ajuda a evitar aquelas idas meio fora de hora ao médico, sabe?

Os sucos que carregam esse importante nutriente são os de mamão, cenoura, manga e melão.

Vitamina C

A vitamina C é muito eficiente no combate a infecções, pois auxilia na cicatrização de feridas. Além disso, é também muito benéfica para o tecido muscular e para o sistema imunológico.

Ela é facilmente encontrada nos sucos de laranja, acerola, morango, limão, abacaxi, maracujá, goiaba e mamão, deliciosas opções para enviar na lancheira infantil e que a maioria das crianças adora!

Vitamina D

Responsável pelo processo de absorção de cálcio pelo organismo, a vitamina D é de extrema importância na formação de ossos fortes e saudáveis. Por estarem em fase de crescimento, é imprescindível torná-la parte da alimentação das crianças.

Assim como a vitamina A, ela também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina D está presente no suco de laranja.

Vitamina E

A vitamina E, por sua vez, está presente nos sucos de manga, amora, goiaba e romã. Ela é responsável pela boa saúde dos glóbulos vermelhos, sendo também um poderoso antioxidante, ótimo na prevenção de doenças como a leucemia.

Vitamina K

Por fim, mas não menos importante, temos a vitamina K. Esse nutriente atua no processo de coagulação sanguínea, evitando que tenhamos hemorragias.

Por consequência disso, a vitamina K se faz muito importante contra a anemia e também para a saúde do fígado, trazendo força e energia aos nossos filhos. É possível ingeri-la pelo suco de couve.

Cuidados na produção do suco natural

A elaboração do suco caseiro é, geralmente, um processo bastante simples. No momento de misturar as frutas a serem utilizadas, é importante procurar não adicionar água, pois isso ajuda a diminuir a perda das propriedades nutricionais.

Caso o tempo seja muito curto, pode-se fazer o suco e guardá-lo em forminhas de gelo, para que durem por uma semana, por exemplo. Pouco antes de a criança sair para a escola, é só colocar alguns cubinhos de suco na garrafa, deixando-a devidamente protegida na lancheira infantil.

Outro cuidado que você deve ter em mente é o de preparar o suco perto da hora da escola. Isso contribui para a conservação do produto e do sabor, que, com certeza, até o momento do intervalo, permanecerá inalterado.

Como armazenar o suco na lancheira infantil

Pelo fato de não conter conservantes, o suco caseiro naturalmente acaba sujeito às ações do tempo, devido ao contato com a luz e o ar. Com isso, sofre oxidação e perde suas propriedades nutricionais.

Esse processo acontece ainda com mais rapidez nos sucos que contêm vitamina C, pois esse nutriente se perde facilmente em apenas poucos minutos de exposição.

Portanto, é necessário acondicioná-lo em garrafas que sejam de coloração escura e com boa vedação, a fim de que se evite o contato do produto com a luz e o ar. Outra dica importante é procurar encher o recipiente com o máximo possível da bebida a ser consumida, procurando apenas deixar espaço suficiente para evitar possíveis vazamentos na lancheira infantil.

Ainda é necessário enfatizar que a garrafa onde o suco natural será levado deve ser, de preferência, térmica, para que assim a criança possa tomá-lo na temperatura ideal e com seus nutrientes conservados. Afinal de contas, ninguém merece tomar um suco quente e que já perdeu quase todas as suas propriedades, não é mesmo?

Curtiu nosso post? Então que tal saber um pouco mais sobre como economizar na hora de montar uma alimentação saudável para as crianças? Continue conosco e mantenha-se sempre bem informado sobre tudo relacionado à saúde e boa alimentação!

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