Transtornos causados pela ansiedade

A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. No entanto, pode ser um grande problema se presente em excesso nas nossas vidas, nesse caso a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação. É comum uma pessoa apresentar sintomas de mais de um tipo de transtorno de ansiedade ao mesmo tempo ou desencadear a depressão junto a ansiedade.

Conheça alguns transtornos causados pela ansiedade

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade e sua principal característica é a presença de crises recorrentes de obsessão e compulsão. As pessoas que tem esse distúrbio sofrem com imagens e pensamentos que os invadem insistentemente e a única forma de conter esses pensamentos e a própria ansiedade é por meio de um ritual, que pode ser repetido muitas vezes ao longo do dia. Esse ritual é chamado de compulsão, um tipo de comportamento irracional e repetitivo que segue um padrão de regras e etapas extremamente rígido, geralmente pré-estabelecido pela própria pessoa.

Em geral, os rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, organização e podem variar ao longo da evolução da doença.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Ele traz um descontrole com as preocupações. Esse é o mais comum e possui vários sintomas. O indivíduo com esse transtorno se sente inapto para lidar com o perigo ou com situações diferentes em seu dia a dia. Muitas vezes, um indivíduo com TAG se vê apenas como alguém prudente ou cauteloso e, por isso, não procura tratamento.

Transtorno do pânico (síndrome do pânico)

A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero, medo intenso de que algo ruim aconteça ou sinais de perigo eminente, mesmo que não haja motivo algum para isso. As reações físicas que o acompanham são formigamento, tonturas, náuseas, falta de ar e taquicardia.

As crises de medo agudo são recorrentes e inesperadas, e são seguidas por preocupações de ter novos ataques e isso acaba dificultando sua rotina, seja por medo de perder o controle, enlouquecer ou ter um ataque no coração.

Observação: Caso você tenha algum desses sintomas, de uma maneira frequente, intensa e que prejudique o seu cotidiano, procure ajuda. Qualquer diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde especializado e quanto antes iniciar o tratamento adequado, melhor será a evolução.

Lembre-se, muita calma nessa hora e até o próximo post!

Fonte: APORTA (Associação de Portadores de Transtornos de Ansiedade)

Fonte: drauziovarella.com.br

Transtornos causados pela ansiedade
4.75 (95%) 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *