Veja algumas dicas de como envelhecer com saúde.

Envelhecer com saúde é um desejo da maioria das pessoas.

Para levar uma vida saudável não existe segredo.

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e cuidar do corpo e da mente são dicas simples e que fazem toda diferença para envelhecer com saúde.

Porém, muitas pessoas, ao longo da vida, escolhem maus hábitos e acabam por adquirir doenças e complicações decorrentes dos maus hábitos adquiridos.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é de 75,5 anos.

Esse número vem melhorando a cada ano, o que significa que o brasileiro está cada vez mais preocupado em envelhecer com saúde.

Sabendo disso separamos algumas dicas importantes que podem ajudar você a levar uma vida mais saudável e envelhecer com saúde.

Envelhecer com saúde

Todas as fases da vida devem ser vividas com intensidade e respeito

Envelhecer faz parte do processo e saber passar por ele com qualidade é a chave para a longevidade.

Envelhecer com saúde dependerá muito das providências que se toma ao longo da vida. Porém, para aqueles que perceberam o relógio despertar mais tarde que o ideal, é importante se saber que nunca é tarde para priorizar a saúde da mente e do corpo.

Entre as principais dicas de saúde e bem estar, manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, dormir bem, se socializar e fazer check – up através de um acompanhamento médico.

Envelhecer com saúde praticando exercícios.

O envelhecimento é um processo natural, porém muitos cuidados tem que haver para que possa ser realizado um processo saudável durante a vida do idoso.

Com isso, os cuidados da vida no passado, atividade física e a boa alimentação são essenciais para uma boa qualidade de vida na terceira idade e envelhecer com saúde

O aumento da quantidade de gordura no organismo, osteoporose , diminuição da coordenação motora e de massa muscular são apenas alguns fatores de quem tem que tomar cuidado na hora de praticar uma atividade física.

São muitos os benefícios que o esporte traz na vida do idoso.

Entre eles, mais disposição, musculatura mais resistente, combate a obesidade, evita o retardar da diabete e ajuda  no melhor desempenho para as  atividades do dia a dia.

Veja algumas dicas de atividades físicas para envelhecer com saúde:

  • Esteira, caminhada na pista ou qualquer exercício aeróbico deve ser feito no tempo de 30 a 60 minutos. Lembrando que o idoso deve respeitar  os limites do corpo.
  • Exercício com bastão ou cabo de vassoura: Deve ser praticado de barriga para cima. Com o bastão erguido, deve-se fazer movimentos flexionados esticando o braço.
  • Flexão com caneleira: Deitado de lado e já com as caneleiras nas pernas (até 5 kg) o idoso deve fazer  movimentos com a perna para cima e para baixo.
  • Panturrilha em pé: Ainda com as caneleiras, deve-se subir em um degrau e fazer movimentos forçando a parte dianteira do pé, deixando a parte de trás flexionada.
  • Agachamento com cadeira: O idoso deve ficar atrás da cadeira fazendo movimentos de sentar e levantar flexionando os joelhos.

Alimentação saudável ajuda a envelhecer com saúde.

Envelhecer com saúde ainda é grande desafio atualmente.

As mudanças trazidas com a idade têm reflexos em inúmeros aspectos da vida cotidiana.

A boa alimentação é um deles.

Com o envelhecimento, o paladar fica alterado e a pessoa passa a sentir menos o sabor da comida.

A consequência é uma redução no apetite.

Além disso, a digestão também se torna mais lenta, causando a rejeição a certos alimentos. Em alguns casos, a perda de dentes dificulta a mastigação.

Considerando a realidade brasileira, ainda há questões relacionadas à situação econômica, que leva muitos idosos a ter sua renda diminuída, limitando o acesso a uma alimentação mais equilibrada e de qualidade.

uma alimentação adequada para o idoso deve conter proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

Veja algumas dicas de alimentação para envelhecer com saúde.

  • As fibras presentes nas frutas são benéficas para o bom funcionamento do intestino;
  • O leite e derivados auxiliam na reposição do cálcio perdido com o avançar da idade;
  • Alimentos integrais, legumes e verduras precisam estar sempre presentes da rotina alimentar;
  • As proteínas são fundamentais para reforçar o sistema imunológico, além de ajudar na manutenção da massa magra;
  • As gorduras boas são aliadas no combate às doenças do coração.

Além da alimentação, é fundamental consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

A disposição e o equilíbrio do corpo estão intimamente ligados à hidratação.

Dormir bem para envelhecer com saúde.

Durante uma boa noite de sono, o nosso organismo tende a se equilibrar, pois muitos processos metabólicos acontecem neste momento.

Quando o idoso não dorme o suficiente, acorda com menos disposição, antecipa o envelhecimento, dificulta a concentração e torna-se mais propenso à obesidade, diabetes, pressão alta e doenças infecciosas.

Fazer check – up

Mesmo que o fator idade contribua para o desenvolvimento de alguns males, já que o corpo não mais responde com tanta eficácia ao combate deles, é preciso acreditar que a reversão do quadro é impossível de acontecer.

A natureza impõe certos limites aos idosos, mas a medicina hoje potencializa a prevenção de determinadas doenças, caso a faça no tempo certo.

Para tanto, é fundamental fazer um check-up anual a partir dos 45 anos para envelhecer com saúde

A realização de exames periódicos é uma medida eficaz de prevenção de doenças que podem surgir e se agravar com o tempo.

Seguindo essas dicas você pode garantir mais saúde para seu dia a dia.

Lembrando que, a melhor forma de evitar qualquer doença e envelhecer com saúde é a prevenção.

Saber envelhecer com saúde é princípio para usufruir o melhor que a terceira idade pode proporcionar.

Veja algumas dicas de como envelhecer com saúde.
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