Você pode estar cometendo alguns erros em nome da saúde

Aqui estão alguns erros bem comuns cometidos por quem quer cuidar da saúde e acaba fazendo o contrário.

  • Fazer sua própria dieta

Expectativa: Emagrecer é fácil, é só cortar massas, refrigerantes e doces e pronto. A mágica vai acontecer!

Realidade: Não existem fórmulas para emagrecer! E se caso existissem, com certeza não incluiriam a exclusão de grupos alimentares inteiros do cardápio.

O grupo de cereais, que inclui pães e arroz, é geralmente o primeiro a ser cortado em dietas e isso é um erro, esses alimentos são importantes fontes de energia e não devem deixar de ser consumidos

Cada organismo precisa de uma dieta específica para poder trabalhar e assim queimar calorias. O ideal é procurar um especialista para que assim ele trace uma dieta para você, levando em consideração suas atividades e seu metabolismo.

  • Preferir hidratar-se com outras bebidas no lugar da água

Expectativa: consumir refrigerantes, sucos e outras bebidas também deixa o corpo hidratado.

Realidade: A água protege o sistema imunológico e ajuda a prevenir dores de cabeça e musculares, além de não possui conservante, corante, aromatizante e outros vários componentes que podem ser nocivos à saúde, principalmente se consumidos em excesso. Na hora da sede, beba água!

  • Pegar pesado na academia = boa saúde e um corpo saudável

Expectativa: Basta pegar pesado nos exercícios para ter o corpo perfeito e ser saudável, certo?

Realidade: Erradíssimo. Que fazer exercícios regularmente ajuda o sistema imunológico, melhora o humor e dá mais energia, não é novidade. Mas não adianta exagerar nos pesos, se o consumo de calorias ingeridas diariamente não diminuir. E outro fato importante é que malhar abre o apetite, portanto o ideal é aliar exercícios a uma dieta equilibrada e para garantir um bom resultado, seja ele perder peso, ou ganhar músculos

Atenção: Pegar pesado demais na malhação pode provocar fadiga, dificuldades para dormir, dores musculares e diminuição da imunidade. Deve haver um equilíbrio entre o que é consumido e o que é gasto nas atividades diárias, o que for contrário a isso pode ser prejudicial a sua saúde.

  • Não fazer exames de rotina

Expectativa: Se não fuma, se alimenta bem e faz exercícios, não precisa ir ao médico com frequência.

Realidade: Só procurar o médico quando está doente ou sentindo dores é uma péssima decisão, mesmo se você tem hábitos saudáveis. É essencial buscar conselhos médicos e fazer check-ups anuais para manter a saúde, e ajuda a prevenir e diagnosticar o desenvolvimento de doenças em sua fase inicial.

Quando foi a última vez que você fez um check-up? Aproveite o lembrete e marque uma consulta para ver como anda sua saúde.

  • Salada é sempre a melhor opção

Expectativa: Almoçar (por exemplo) um prato cheio de verduras é sempre melhor do que optar por um sanduíche.

Realidade: Nem sempre. Em alguns restaurantes essa lógica é colocada à prova. Não se deixe enganar pela montanha de alface, muitos desses pratos prontos de saladas vem acompanhado por frango frito ou aqueles pedacinhos de pão (que muitas vezes são fritos ou assados e não são muito saudáveis) e maionese ou outros temperos, podem ser muito mais prejudicial à saúde (devido o alto teor de sódio) do que um sanduíche leve.

  • Achar que a solução está na suplementação

Expectativa: O corpo precisa de vitaminas e elas são vendidas em potinhos. Uma forma fácil para ficar saudável.

Realidade: o consumo de vitaminas e suplementos alimentares sem orientação médica está longe de ser a opção recomendada. Esses nutrientes podem ser obtidos diariamente através do consumo de alimentos. Uma alimentação balanceada é capaz de suprir plenamente as necessidades do organismo. Na maioria dos casos optar pela suplementação é uma escolha desnecessária.

O uso de suplementos só é recomendado em casos de deficiências nutricionais e um médico deve ser consultado para fazer uma avaliação e saber das necessidades específicas.

O que determina sua saúde é uma alimentação balanceada, cuidados com seu corpo com sua mente e hábitos saudáveis. Ter saúde é ter qualidade de vida.

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Fonte: super.abril.com.br

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Fonte: super.abril.com.br

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