O açúcar é tido como vilão da alimentação saudável. A ingestão excessiva de açúcar pode causar diversos problemas, como obesidade e diabetes. Classificado como um carboidrato simples, ele é digerido e absorvido de forma muito rápida pelo corpo e uma vez chegando de forma rápida ao organismo, esse carboidrato induz algumas mudanças no metabolismo, como estimulação e a liberação de insulina, favorece um maior depósito de gordura em tecidos adiposos. E não é só isso, o açúcar é um alimento pouco nutritivo, especialmente quando ele é refinado, pois no processo de refino alguns micronutrientes se perdem.
A OMS quer reduzir pela metade a ingestão de açúcar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que crianças e adultos reduzam, e muito o consumo de ‘açúcar livre’, aquele contido em refrigerantes, doces, bolos e massas. O objetivo é que seja consumido menos de 5% da energia diária obtido através do açúcar livre. Essa ação visa uma vida mais saudável, longe de doenças causadas pelos açucares livres, como o diabetes, hipertensão, doença cardiovascular.
Reduzir o consumo de açúcar tem um impacto pequeno, mas importante
Um estudo realizado pelo Hospital Infantil Benioff, da Universidade da Califórnia, analisou 43 crianças e adolescentes obesos, de 9 a 18 anos. O objetivo do estudo era reduzir o açúcar livre sem diminuir as calorias diárias, era permitido outros alimentos considerados “hipercalóricos”, como salgadinhos, hot dog e pizza. A pesquisa mostrou que cortar somente o açúcar pode ter efeitos mais significativos do que se imagina.
Em apenas nove dias, as crianças que eliminaram o ingrediente da dieta apresentaram níveis mais baixos de colesterol, triglicérides e pressão arterial, além de apresentarem uma queda significativa nos níveis de insulina.
Quem consegue resistir?
Se por um lado é impossível evitá-los, por outro é muito difícil comê-los com moderação, afinal quem consegue resistir ao sabor das guloseimas açucaradas mesmo sabendo de todos os seus malefícios. O ideal é que o corte do consumo de açúcar seja feito aos poucos. Pode ser inicialmente uma tarefa difícil, mas o ideal é começar a se forçar a colocar cada vez menos açúcar nos produtos que você consome, assim o organismo vai se acostumando com as quantidades cada vez menores.
Portanto, a redução do consumo de açúcar evitaria danos à saúde por meio de atitudes como preferir uma fruta ao invés de um doce, ingerir água no lugar de refrigerante.
Fonte: saude.com.br
Fonte: boavontade.com
Faça parte das nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Google plus.
Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar 😉
Você já tem um Plano de Saúde?
Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.
No responses yet