Vira-se para um lado e para o outro na cama, acordar diversas vezes e quando o despertador toca, sente que ainda precisava dormir mais. Já passou ou passa por isso? Se sim, você não é o único, segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população dorme mal e apresenta algumas das 80 síndromes listadas pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia. Com isso, a qualidade de vida é diretamente afetada.
Saiba quais alimentos consumir para dormir melhor
Leite
Fonte de triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina, que relaxa e induz o sono. Uma xícara de leite morno antes de deitar é uma boa pedida.
Cereja
Uma das melhores formas de melhorar o sono e evitar acordar durante a noite é através do consumo de melatonina. As cerejas, da mesma forma que a aveia e as nozes, são fontes naturais de melatonina e podem ajudar a melhorar os hábitos de sono.
Mel
Acrescentar mel no leite ou ao chá pode contribuir para uma boa noite de sono. O mel contém glicose e quando consumido indica ao cérebro que ele deve diminuir a função de orexina, um neurotransmissor que está diretamente relacionado com a virgília.
Banana
Além de ser uma grande fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio, a banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormônio que vai lhe deixar relaxado.
Maracujá
Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B.
Pão integral
Possui as vitaminas B1 e B6 dos cereais integrais. A dica é colocar um pouco de mel nele, para ajudar que o triptofano viaje até o cérebro, onde vai se converter em serotonina e melhorar a qualidade de sono.
Couve
Fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono.
Chá de ervas
O consumo de chá de ervas pode ser uma das melhores escolhas para melhorar o sono e descansar adequadamente. Chás, como o de camomila, cidreira, lavanda, maracujá, limão, entre outros, possuem propriedades relaxantes e sedativas que ajudam o corpo a descansar melhor e a ter uma perfeita noite de sono.
Se mesmo com os ajustes na alimentação, você ainda enfrente dificuldades para dormir ou acordar excessivamente cansado, chegando a dormir involuntariamente durante o dia, é importante consultar um especialista.
Fonte: absono.com.br
Fonte: OMS
Faça parte das nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Google plus.
Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar 😉
Sem comentários