Como fazer o seu filho comer bem na refeição que mais impacta no dia a dia dele?

Sim, o café da manhã pode regular a qualidade da alimentação ao longo do dia, o desempenho escolar e aumentar a disposição para realizar as atividades do dia.

Mas se você enfrenta dificuldades com o seu pequeno no momento desta refeição, aqui vai uma dica muito útil: Tenha paciência.

O processo de melhorar a refeição mais importante do dia não é uma tarefa que irá acontecer de hoje para amanhã.

Além disso, não deveria ser uma mudança que acontece sem nenhum acompanhamento com profissionais da área da nutrição.

Então, aqui vai mais uma dica muito importante: Procure um profissional da área para te ajudar nesta etapa.

Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe e te ajudar a encontrar o melhor plano de saúde para sua situação atual.

O que nós preparamos neste artigo foi uma base de recomendações iniciais para te auxiliar no início do processo de melhora da primeira refeição da manhã do seu filho.

Por exemplo…

Você sabe exatamente o que os seus filhos comem todos os dias no café da manhã?

O primeiro passo para fazer o seu filho comer bem no café é mapear quais alimentos estão na mesa no momento da refeição.

Sendo assim, se você começar a fazer listas sobre a refeição do café, perceberá que existe um padrão de alimentos disponíveis.

Isso acontece porque tomar café já se tornou um hábito. É um mecanismo de defesa que te ajuda a focar no que é mais importante. 

Preste bem atenção. Você precisa fazer escolhas sobre a comida todos os dias. Mas não só isso. Você precisa: 

  • estar atento a hora para não se atrasar, 
  • lembrar da comida das crianças, de algo importante do trabalho ou de algum compromisso importante que você tem no dia, etc.

Portanto, o seu cérebro já sabe que você precisa dar conta de muitas decisões. Por isso, ele não quer que você desperdice energia pensando no que você e sua família vão comer no café da manhã.

Esse é um mecanismo de defesa do corpo que te ajuda a focar no que é mais importante.

O problema é que se você sente que não tem alimentado seus filhos bem no café da manhã, isso já se tornou um padrão.

Em outras palavras, as escolhas das comidas da refeição acontecem de forma quase automática para que você possa dar conta de todo o resto.

Portanto, o único jeito de conseguir quebrar esse padrão é começando a anotar todas as refeições que passam na mesa durante o café.

Ou seja, comece anotando tudo o que seus filhos comeram no café da manhã dia após dia. Faça essas anotações ao longo de uma semana e certifique-se de incluir o máximo de detalhes possível.

Assim, você conseguirá identificar o padrão e ter total controle sobre os alimentos disponíveis para o seu filho. 

É aqui que você começa a ter uma ideia do que precisa ou não melhorar.

Porque, agora, você consegue saber que alimentos podem sair para dar espaço para opções mais nutritivas que devem ser adicionadas no café da manhã.

Se você ainda não sabe como fazer seu filho comer bem no café tente fazer ele beber bem

Existem dois motivos que podem fazer o seu filho não querer comer pela manhã:

  • Falta de fome
  • Falta de vontade de comer alimentos sólidos

Apesar de parecer um grande problema, na verdade essa falta de apetite pode ser bem comum nos primeiros anos.

Porque mastigar logo pela manhã cedo chega a parecer uma maratona para algumas crianças.

Mas quem disse que elas precisam apenas mastigar pela manhã?

Muitas vezes beber algo pode ser mais fácil para seu filho do que comer de manhã cedo.

Portanto, uma ótima saída é preparar um smoothie ou a famosa vitamina. 

No momento de preparar a bebida busque sempre por frutas frescas somado a iogurte natural, leite, água ou suco da sua preferência evitando ao máximo a presença de açúcares.

Desse modo, você mantém uma ótima alimentação de início de dia sem precisar transformar as manhãs em um momento de briga ou discussão para que seu filho se alimente.

A melhor forma de fazer o seu filho se interessar pela comida

Existe um jeito simples de ajudar seu filho a se sentir mais disposto a interagir com a comida e a respeitar o momento da refeição.

Mas para que isso funcione, você precisa dedicar um pouco do seu tempo também.

O bom disso é que além de ajudar seu filho a se interessar pela refeição, você consegue criar um vínculo familiar ainda maior com ele.

E tudo que você precisa fazer é dedicar um pouco do seu tempo convidando o seu filho para participar e se envolver mais nas refeições.

Tanto na preparação quanto no próprio momento de comer.

Quando você envolve seu filho na preparação e no planejamento da comida é muito mais provável que ele coma e beba de fato.

E quando você está junto nesses momentos você cria conexão e vínculo.

Você pode perguntar: 

  • como ele quer o suco, 
  • como ele quer as frutas, 
  • quais frutas ele quer, 
  • se ele quer ver o liquidificador girando e triturando os alimentos, 
  • se ele quer a vitamina mais grossa ou mais leve,
  • como ele quer a comida organizada no prato, 
  • se ele quer dar nome a comida que está sendo feita.

Tudo isso torna o momento do café mais atraente e divertido e menos uma obrigação a ser cumprida logo cedo pela manhã antes de ir para a escola, por exemplo.

Para lhe ajudar preparamos um material gratuito para lhe ajudar na escolha dos alimentos. Baixe nosso e-book Alimentação Infantil: Como garantir um futuro saudável do seu filho.

Resumindo como fazer seu filho comer bem no café

O primeiro passo ideal para fazer o seu filho comer bem no café da manhã é você listar por uma semana quais alimentos estão disponíveis para ele no momento da refeição.

Fazer isso te ajuda a saber quais alimentos podem sair para dar espaço para opções mais nutritivas no café da manhã do seu pequeno.

Mas, se o seu filho não é da turma que gosta de mastigar logo após acordar, uma saída ótima é preparar uma vitamina reforçada e nutritiva para ele.

Assim, você mantém uma ótima alimentação sem precisar transformar o café da manhã em um pequeno caos logo cedo.

Além disso, você pode convidar o seu filho para se envolver na preparação dos alimentos juntos com você tornando o café da manhã em uma refeição divertida e que te ajuda a criar um vínculo maior com seu pequeno.

Antes de ir embora, lembre-se que a ajuda de um profissional da nutrição é essencial neste momento e em qualquer outro que envolva a nutrição saudável das crianças.

Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe e te ajudar a encontrar o melhor plano de saúde para sua situação atual.

Category
Tags

Comments are closed