O banho de sol é muito importante para qualquer pessoa porque é com os raios ultravioletas que o organismo obtém a vitamina D. Para a grávida, a vitamina D é muito importante porque ela auxilia na absorção do cálcio, ajudando no fortalecimento ósseo. Bons níveis de vitamina D durante a gravidez previnem problemas respiratórios no bebê.
Apesar de todos os benefícios tomar sol durante a gravidez exige cuidados
Como a pele da gestante tem risco maior de ficar com manchas devido a mudanças hormonais, não fique exposta ao sol em qualquer horário do dia, principalmente sem proteção, deve-se evitar o sol das 10 até às 16 horas e sempre usar protetor solar com fator de proteção maior do que 30.
O tempo médio deve ser de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdômen e costas, mas com o rosto sempre protegido. O filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada. Mas depois desses minutos de exposição ao sol sem proteção.
Não é recomendado utilizar bronzeadores, principalmente os caseiros. Eles podem ser responsáveis por manchas. O bronzeamento artificial também não está liberado para a gestante.
Ao se expor ao sol, leve sempre uma garrafa de água para não desidratar. Uma boa dica é apostar na água de coco.
Só se absorve vitamina D através do Sol ou pode ser através da alimentação?
Pode-se absorver na alimentação, mas a quantidade é muito pequena, para obter a quantidade recomendada por exemplo teria que tomar cerca de seis copos de leite por dia, todos os dias. Então, o sol é fundamental para se obter vitamina D.
Problemas relacionados à falta de vitamina D na gravidez
Riscos para a mãe
- Diabetes gestacional
- Pré-eclâmpsia
- Infecções vaginais
Riscos para o bebê
- Parto prematuro
- Aumento da quantidade de gordura
- Baixo peso ao nascer
Dicas para aproveitar as férias na praia sem prejuízos durante a gestação
No responses yet