O que é gordura trans e para que serve?
É um tipo de gordura que passa por um processo químico, responsável por transformar óleos vegetais líquidos em gordura sólida na temperatura ambiente, é aí onde ganham o nome de gordura vegetal hidrogenada, que a indústria usa para ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo nas prateleiras do mercado com um baixo custo.
A gordura trans não é sintetizada pelo organismo, por isso o seu consumo deve ser evitado. Atualmente é muito difícil evitá-la, devido a vasta lista de alimentos em que ela está presente, o Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia considerando uma dieta de 2000 kcal, o equivalente a quatro biscoitos recheados. O ideal é consumir o mínimo possível e para saber a quantidade dessa gordura presente em um alimento industrializado, deve-se olhar o rótulo.
Por que faz mal à saúde?
No organismo a gordura trans traz vários prejuízos à saúde, como o aumento do colesterol ruim (LDL – que aumenta as chances de doenças do coração), e a diminuição do colesterol bom (HDL- que evita problemas cardíacos). E com o aumento do colesterol ruim pode ocasionar no organismo a dificuldade da passagem do sangue pelas artérias, elevar os riscos de infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e diabetes. Além de aumentar a facilidade de contrair inflamações e alguns tipos de câncer. A gordura trans tem ligação direta com a gordura localizada, já que ela se acumula no corpo exatamente onde já tem maior estoque de gordura.
Veja alguns alimentos que possuem gorduras trans
A gordura trans está presente em alimentos como alimentos de fast-food, manteiga, pratos congelados, chocolates, batatas fritas, sorvetes, bolachas recheadas, maionese, pipoca de micro-ondas e outros produtos industralizados.
No responses yet