Os enjoos são um dos sintomas mais característicos da gravidez, porém é um sintoma normal e acontece principalmente nos três primeiros meses. Algumas mulheres continuam com esse sintoma durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez, mas em menor quantidade, há também as que enjoam a gravidez inteira.
Causas do enjoo
O principal suspeito por trás do enjoo é o aumento dos hormônios como a progesterona, além disso, segundo os obstetras outros fatores podem causar enjoo como estresse, fadiga, sensibilidade olfativa, alternância glicêmica no sangue e movimentos bruscos com estômago vazio. Mas, embora as náuseas e vômitos durante a gravidez sejam um incômodo, são também um sinal positivo de que a placenta está ocupada e trabalhando bem.
A forma de evitar os enjoos irá variar para cada gestante, mas alguns alimentos podem ser aliados, confira:
Biscoitos água e sal e torradas
A dica é sempre manter um desses biscoitinhos salgados por perto, especialmente para comer pela manhã, antes de começar o dia, devido os carboidratos suaves serem mais fáceis de ser digeridos.
Chás
Os mais indicados são os de camomila, gengibre e menta. Eles ajudam na digestão e por isso, evitam as náuseas.
Suco de abacaxi com gengibre
Um ótimo remédio caseiro para diminuir os enjoos durante a gravidez. O abacaxi, além de diminuir o enjoo e a ânsia de vomito, é uma rica fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a placenta.
Abuse das frutas
Elas são boas opções para os lanches entre as principais refeições, as mais indicadas são abacaxi, kiwi, laranja e limão.
O que evitar?
Evite alimentos gordurosos como frituras, condimentados ou com bastante açúcar, pois isso deixará sua digestão mais lenta e ainda irá atingir o estômago, mais sensível nesse período. Evite também consumir alimentos picantes, pois irá agredir o estômago.
Atenção mamãe!
Não fique muito tempo sem comer. Fracione as refeições para o estômago não ficar vazio e evite perfumes e produtos de limpeza com cheiros muito fortes.
No responses yet