Os casos de gripes e resfriados em crianças são maiores principalmente nesta época do ano, quando as temperaturas oscilam bastante e aumenta a circulação de vírus. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é a baixa temperatura que faz os pequenos terem gripe, mas sim os ambientes fechados e com muitas pessoas circulando, o que concentra e facilita a transmissão dos vírus ou bactérias. É aí é que entra o papel de ter uma boa imunidade, quando o vírus entra no organismo ele é capaz de eliminá-lo sem sofrimento.
Para o alivio das mamães é possível aumentar a imunidade com alimentação, alguns alimentos funcionam como defensores contra vírus e bactérias, proporcionando um bom funcionamento do organismo por conta de seus efeitos benéficos à saúde, tornando o sistema imunológico ainda mais forte.
Confira a lista dos alimentos que potencializam a imunidade
Leite materno
Considerado alimento ouro, o leite materno é completo e único para o bebê, e possui fatores de imunidade e proteção contra infecções comuns durante a infância.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prioriza o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e que as crianças sejam amamentadas por dois anos ou mais associado a uma alimentação complementar adequada.
Frutas cítricas e vegetais de cores amarelas, alaranjadas e vermelhas.
Maracujá, caju, melão, mexerica, laranja, mamão, kiwi, goiaba, e limão, repolho e couve, são alimentos fonte de vitamina C e possuem propriedade antioxidante que agem combatendo os radicais livres, diminuindo o risco de diversas doenças, além de ajudar a aumentar os níveis de anticorpos no organismo, fortalecendo ainda mais o sistema imunológico.
Melancia, morango, goiaba, mamão, pitanga e cereja, beterraba, pimentão vermelho, tomate e seus derivados são alimentos fontes de licopeno, um potente antioxidante que auxilia o organismo a recompor os danos às células causados pelos radicais livres, desenvolvendo assim um papel protetor em relação a diversas.
Ofereça frutas e vegetais frescos, pois eles preservam maior quantidade de nutrientes.
Alimentos fonte de ômega 6 e ômega 3
Os ácidos graxos poliinsaturados (ômega 6 e ômega 3) que são encontrados no óleo de milho, oleaginosas, e em peixes de águas frias, como atum, sardinha e salmão, e os ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9) que são encontrados no azeite de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate, castanhas, nozes, estimulam a imunidade e possuem ação anti-inflamatória.
São vários os alimentos ricos em ácidos graxos essenciais que podem fazer parte do dia a dia do seu filho e contribuir com muitos benefícios.
Água
A água é essencial para a vida, ela é responsável pelas funções básicas do organismo, não substitua a por nenhum outro líquido. Ofereça água frequentemente em pequenos volumes e opte por estar sempre fresca.
Peixe, ostra, amêndoas, cereais integrais e leguminosas
Amêndoa, amendoim, salmão, fígado bovino, gema de ovo e leite integral, gérmen de trigo e verduras de folhas verde escuras são alimentos fonte de vitamina E, mais um integrante do time dos potentes antioxidantes, portanto, combate os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.
Os peixes e as ostras são alimentos ricos no mineral zinco, que atua na defesa do organismo, na formação óssea, no crescimento e desenvolvimento da criança, além de aumentar capacidade de percepção visual.
Utilize recipientes atraentes para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e varie sempre o cardápio, associando algum alimento que a criança goste com uma opção mais saudável. Evite a monotonia alimentar, abuse da criatividade!
Fonte: oncoguia.org.br
Fonte: maternidadecolorida.com.br
Baixe nosso e-book:
Alimentação infantil: como garantir um futuro saudável do seu filho.
Faça parte das nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Google plus.
Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar 😉
No responses yet