A notícia da gravidez é um momento de muita alegria para a mulher, mas ao mesmo tempo, de muito nervosismo também. Afinal de contas, por mais que não seja a sua primeira gravidez, as preocupações nunca deixam de existir, não é mesmo? Seja com o bem-estar do bebê ou com as mudanças do seu próprio corpo.
Mas, uma coisa é certa: um momento tão lindo como este não merece nenhum tipo de aflição. E é para te ajudar a entender melhor o que está por vir que separamos algumas dicas sobre o desenvolvimento, mudanças no corpo e os cuidados necessários durante a gravidez do terceiro ao sexto mês. Confira!
Terceiro mês de gestação
Desenvolvimento do bebê
É nesse momento que o período fetal se inicia. O esqueleto do bebê, as costelas e os dedos dos pés e das mãos começam a se desenvolver. Até o final do terceiro mês também se formam todos os órgãos internos e o feto chega a medir 14 cm.
Mudanças no corpo da gestante
Nesse período, a mamãe já poderá ter ganho um ou dois quilos. Além disso, é normal que os sintomas como náusea e vontade de vomitar diminuam e as tonturas cessem.
Cuidados importantes
Beber muito líquido como a água, leite e limonada, além de se alimentar em pequenas porções, várias vezes ao dia, são boas medidas para ajudar a reduzir os enjoos e náuseas que por ventura ainda aconteçam.
Quarto mês de gestação
Desenvolvimento do bebê
Nessa fase, o neném aprende a sugar e engolir, consegue diferenciar os gostos doces e amargos e perceber as alterações de luz. As cordas vocais, laringe, pálpebras, esqueleto e outros órgãos internos já estão quase integralmente formados, os dedos começam a criar as impressões digitais e o pequeno também já consegue fechar as mãozinhas.
Mudanças no corpo da gestante
Nesse estágio, o tamanho da barriga pode variar. Talvez ela ainda não esteja no tamanho que você deseja, mas esteja certa: em breve ela aumentará consideravelmente.
No quarto mês, o abdômen começa a crescer mais rapidamente e é possível que você sinta um pouco de dor nessa região. Seu peso vai aumentar, os enjoos desaparecerão e a irritabilidade tende diminuir. Além disso, começam a aparecer grânulos nos mamilos, na região da auréola que fica mais escura e aumenta de tamanho.
Podem aparecer sintomas como aceleramento cardíaco, salivação excessiva, congestão nasal e sangramento do nariz, mas não se preocupe! Eles são absolutamente normais.
Cuidados importantes
Devido ao desenvolvimento do esqueleto do bebê, é fundamental o consumo de cálcio, incluindo na dieta alimentos como espinafre, couve, agrião, gergelim, amêndoas, aveia, leite e seus derivados.
Quinto mês de gestação
Desenvolvimento do bebê
O bebê já começa a se mexer mais nitidamente dentro da barriga da mamãe, o que deve ser comunicado ao seu médico. É nessa época que nascem os fios de cabelo, sobrancelhas e cílios. Aqui, eles já conseguem realizar alguns movimentos como chupar o dedo ou franzir a testa.
Mudanças no corpo da gestante
Congestão nasal, sensação de ouvido entupido, azia, prisão de ventre e dificuldade de digestão são algumas mudanças mais comuns nessa fase, além de aumento do apetite, aumento da pulsação e dores nas costas, o que também é natural.
Muitas mamãe começam a sentir azias e notam que suas unhas, cabelos e pele passando por transformações. O aumento de pelos também pode ser significativo durante este período da gestação.
Cuidados importantes
Nesse período da gestação, uma alimentação saudável é fundamental para mamãe e bebê. Além disso, procure não praticar exercícios cansativos e busque manter a calma e serenidade emocional. Afinal, tudo o que você sente também é refletido para o bebê.
Sexto mês de gestação
Desenvolvimento do bebê
Seu bebê começa a ficar maior e chega a medir 32 cm. Reconhece os sons externos, principalmente a voz da mamãe e as impressões digitais começam a se formar. As pálpebras já se abrem lentamente e seus lábios e sobrancelhas se tornam mais visíveis. O aparelho digestivo já se formou e passa a funciona normalmente.
Mudanças no corpo da gestante
Esse é o momento que as coceiras aumentam na região do abdômen, devido ao crescimento do bebê. Por isso, o cuidado com a hidratação da pele é indispensável. Além disso, o aumento do peso pode provocar varizes nas pernas. A necessidade de urinar aumenta e a transpiração e o suor também. Os seios costumam inchar e há a possibilidade de vazamento do colostro (primeiro leite produzido pela mulher).
Cuidados relacionados a este período
Ingerir bastante água é essencial nessa fase, pois a hidratação ajudará na melhora da circulação sanguínea e na redução de inchaços.
Os cuidados que você precisa ter na gravidez do terceiro ao sexto mês são muito importantes não só para o bebê, mas também para a sua saúde como gestante. Por isso, esteja sempre em dia com o pré-natal e não deixe de procurar seu médico de confiança sempre que se sentir insegura ou preocupada com algum sintoma ou situação, seja com o bebê ou consigo mesma.
4 Responses
Simplesmente adorei as dicas citadas aqui, realmente a infertilidade é um grande problema que afeta muitas mulheres e acredito que com um bom tratamento nós podemos conseguir o tão sonhado filho ou filha. Adorei seu blog.
Ola, bom dia!
Sua opinião é muito importante Heloíse!
Continue nos acompanhando e siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
Instagram: hapvidafazbem
Site: hapvidaplanos.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida
Que maravilha!Sou mãe de primeira viagem e nesse momento tenho tantas dúvidas, tanta gente me dizendo mil coisas, neste post esclareci muitas dúvidas, essas informações foram muito importantes para mim.
Ola bom dia!
Sua opinião é muito importante.
Continue nos acompanhando e Siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
Instagram: hapvidafazbem
Site: hapvidaplanos.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida