Quando se fala em dieta, uma das primeiras coisas que se pensa é em cortar a gordura do cardápio. E faz sentido, pois ela está entre os componentes mais temidos das dietas, assim como o carboidrato e o açúcar. A gordura é o que mais facilmente é estocado no corpo.
Mas calma, o seu corpo precisa e vai pedir por ela. É a gordura que fornecerá a energia necessária para você aguentar a correria do dia a dia, vai ajudar a absorver determinadas vitaminas e até mesmo manter o seu corpo quentinho, nas noites mais frias. E é nessa hora que você tem que conhecer quais são e onde encontrar as gorduras boas. Se você tem que consumir, que consuma o melhor.
Conhecendo as gorduras boas
A gordura boa é chamada de insaturada, faz bem ao organismo quando consumida com moderação e pode até contribuir para o emagrecimento. Ela é dividida em monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a aumentar os níveis do bom colesterol, reduzem triglicérides e regulam a pressão arterial, afastando os problemas cardiovasculares.
A gordura boa é encontrada principalmente em produtos de origem vegetal e apesar de saudável também precisa ter seu consumo controlado para não causar prejuízos ao corpo, a indicação dos nutricionistas é a ingestão de no máximo 45g por dia.
Qual a melhor forma de consumir gordura boa?
É possível garantir grande variação no cardápio com alimentos ricos em gorduras boas. Para começar o dia, por exemplo, você pode apostar no abacate que, apesar de ser rico em calorias, evita a elevação dos níveis de colesterol no sangue, é boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem os tecidos do corpo e auxiliam na saúde.
Para os lanches entre as refeições, as oleaginosas podem fornecer a dose que você precisa de gorduras boas. Castanha de caju, amendoim, nozes, castanha do Pará e macadâmia são apenas alguns dos exemplos de alimentos do grupo que ajudam na perda de peso, garantem saciedade e ainda colaboram para a redução dos riscos de doenças do coração, além de combater alguns tipos de câncer.
O tradicional azeite de oliva reduz o colesterol ruim das artérias e auxilia na deposição da gordura corporal. Estudos indicam que consumir regularmente o alimento pode ainda ajudar a combater o envelhecimento e afastar riscos de doenças.
O salmão é rico em ômega 3 e também possui grande quantidade de gorduras boas, promovendo diversos benefícios para a saúde e o processo de emagrecimento. Proteína magra e saudável, o alimento garante saciedade, fazendo com que você coma menos sem passar fome.
Agora que você já sabe quais alimentos são considerados do bem, consulte um nutricionista e inclua eles na sua dieta de acordo com a sua alimentação.
Fonte: minhavida.com.br
Faça parte das nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Google plus.
Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar 😉
Você já tem um Plano de Saúde?
Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.
No responses yet