A menopausa é uma das fases mais temidas da vida da mulher, onde a maioria delas sofre com os sintomas e a falta de conhecimento para tratá – los.
Apesar de ser um processo natural do organismo feminino a menopausa pode atrapalhar bastante a vida de algumas mulheres que sofrem com os sintomas e não procuram o tratamento adequado.
No post de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre os sintomas e tratamentos da menopausa.
O que é menopausa?
Climatério ou também conhecido como menopausa, é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.
No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. A menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.
Os sintomas da menopausa.
Como você já sabe, durante a menopausa existe a fase do climatério, em que uma série de sintomas comuns atingem a mulher. Esse período recebe esse nome, pois um dos sintomas mais comuns é a sensação de ondas de calor, conhecidas popularmente como fogacho. Ele afeta entre 60 e 80% das mulheres.
Os fogachos podem ocorrer em qualquer fase do climatério e se caracterizam como uma sensação súbita e intensa de calor na pele, aparecendo principalmente no tronco superior, pescoço e rosto. Há um aumento do sangue circulando nessas regiões, o que causa uma vermelhidão da pele, e muitas vezes pode haver um aumento do suor produzido.
Algumas mulheres podem apresentar também palpitações e sensação de desmaio. No entanto, a intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher.
Veja alguns sintomas da menopausa:
- Alterações menstruais (antes do término completo)
- Coceira e secura vaginal, que pode levar a dor na relação sexual
- Redução da libido
- Diminuição do tamanho dos seios e perda de firmeza
- Sudorese noturna
- Problemas para dormir
- Mudanças de humor, com períodos de ansiedade, irritabilidade e depressão, além da diminuição da auto-estima
- Ganho de peso e desaceleração do metabolismo
- Pele seca e cabelos mais finos
- Diminuição da elasticidade da pele
- Dores de cabeça
- Aumento da porosidade dos ossos.
Nem toda mulher apresenta todos esses sintomas. Seu aparecimento varia caso a caso e conforme a fase do climatério.
Além disso, entre os sintomas menos frequentes podem aparecer calafrios, diminuição da memória, fadiga, incontinência urinária e aparecimento de espinhas.
Os tratamentos da menopausa.
A menopausa é um processo natural do organismo feminino e pode não precisar de tratamento. No entanto, caso os sintomas sejam muito incômodos, o tratamento da menopausa feito para melhorar a qualidade de vida da mulher.
Conheça alguns tratamentos da menopausa.
- Reposição hormonal
A terapia hormonal (popularmente conhecida como reposição hormonal) é o tratamento mais efetivo para as ondas de calor, trazendo uma redução de até 75% em sua frequência e de 87% em sua severidade. A reposição pode ser feita com estrógeno ou a combinação de estrógeno e progesterona.
No entanto, alguns tipos de terapia hormonal estão ligadas à diferentes complicações, como aumento do risco de ter câncer de mama, câncer de cólon, doença cardiovascular e fraturas. Por isso mesmo, todos esses fatores devem ser avaliados antes de se optar seguir com esse tratamento.
A cada mil mulheres que fazem reposição hormonal, 17 terão câncer de mama. Já as outras 983 restantes continuam tendo o mesmo risco que tinham anteriormente de ter a doença.
O ideal é que a reposição seja feita na chamada janela de oportunidade, que normalmente é entre as idades de 50 a 59 anos e no máximo até 7 anos após o início dos sintomas da menopausa. Essas condições tornam o tratamento mais seguro.
Além disso, a reposição só deve ser feita após a paciente fazer todos os exames de rotina e o médico verificar seu histórico de saúde. Isso o ajudará a perceber se há alguma contraindicação e qual a melhor dose hormonal a ser aplicada.
O ideal é que mulher continue fazendo o acompanhamento médico durante a reposição hormonal, até para acompanhar melhor como está sua saúde.
- Aplicação de estrogênio
Para aliviar o sintoma de secura vaginal, muitos especialistas podem recomendar o uso de estrogênio tópico, ou seja, em creme na própria área da vagina. Esse método é útil principalmente em mulheres que apresentam atrofia vaginal, dor na relação sexual e problemas uroginecológicos.
- Medicamentos não hormonais
Para mulheres que não podem recorrer a terapia hormonal, existem outras opções de medicamentos conforme o sintoma apresentado. Para os sintomas como os fogachos, existem medicamentos antidepressivos, hipno-sedativos, antidopaminérgicos, vasoativos ou os que agem no eixo hipotalâmico hipofisário. Eles são indicados principalmente em casos que a paciente não quer fazer terapia hormonal, mulheres que apresentam efeitos colaterais ou tem resposta insatisfatória à terapia hormonal, mulheres contraindicadas a fazer a reposição de hormônios.
- Terapias alternativas
Além das opções acima, as terapias alternativas podem ajudar a mulher nessa fase. Tratamentos como a Fitoterapia, que é o uso de plantas medicinais e seus extratos podem ser muito eficazes.
Durante o climatério, os fitoestrogênios são os mais indicados, substâncias naturais que agem como os hormônios femininos. Os mais usados hoje são a soja, o trevo vermelho e a cimicifuga. Além deles a valeriana e a melissa podem ser usadas para os sintomas de sono e ansiedade. Mas o ideal é usá-los com orientação de um especialista.
Também é importante não ingeri-los perto das refeições, para que eles sejam absorvidos corretamente.
A Homeopatia é um tipo de medicina que usa substâncias que se assemelham aos problemas e o tratamento é individualizado para cada mulher. O especialista busca quais os principais sintomas que incomodam a mulher nessa fase e aliam remédios homeopáticos que podem ajudá-la. Existem medicamentos de ação importante neste período, além dos extratos feitos de órgãos, que fazem parcial substituição dos extratos hormonais não mais produzidos pelo corpo feminino.
A acupuntura é uma técnica milenar chinesa pode ajudar ao estimular diferentes pontos do corpo, compreendendo um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças. Os pontos a serem estimulados também variam conforme os sintomas que cada mulher apresenta.
O climatério e a menopausa não são doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.
É importante lembrar que qualquer tratamento só deve ser indicado pelo médico especialista e de acordo com o perfil de cada mulher. No caso de qualquer dúvida procure o médico ginecologista e mantenha seus exames e consultas em dia.
No responses yet