Ver o cabelo coberto de pontos brancos é muitas vezes constrangedor. Na maioria dos casos a caspa não é sinônimo de falta de higiene, já que ela atinge também pessoas que tem o hábito de lavar o cabelo pelo menos 3 vezes por semana. Essa descamação do couro cabeludo pode ser desencadeada por fatores hormonais, mudanças bruscas de clima e pelo stress, mas pode ser controlada com os cuidados certos, saiba quais são e conheça os hábitos que favorecem o seu aparecimento.
6 hábitos comuns que causam caspa
1- Lavar os cabelos com água muito quente favorece o aparecimento da caspa, a água quente resseca o couro cabeludo, aumentando a oleosidade e piorando a caspa.
2- Não remover completamente o xampu e o condicionador, isso aumenta a produção de glândulas sebáceas.
3- Optar por qualquer shampoo anticaspa de supermercado. Muitas fórmulas comerciais de combate à caspa agravam ainda mais a oleosidade do cabelo, o ideal é consultar um dermatologista.
4- Alterações nos hormônios sexuais, nas glândulas suprarrenal e da tireoide podem causar caspa, verifique com seu médico.
5- Usar o secador excessivamente, ou com o jato de ar em temperatura muito alta. Use-o com moderação e não tão próximo ao couro cabeludo.
6- Usar a unha na hora de lavar o couro cabeludo pode aumentar a quantidade de descamação e provocar mais oleosidade do couro cabeludo. Use apenas a polpa do dedo.
Como controlar
Para os cabelos bastante oleosos
O Ideal é lavar o cabelo todos os dias com um shampoo adequado para cabelos oleosos, esse é o primeiro passo e muitas vezes pode ser suficiente.
Vinagre de maça
As caspas no couro cabeludo sufocam o folículo piloso (responsável por produzir o cabelo) impedindo o crescimento aumentado a queda e enfraquecendo os fios.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.
Shampoos naturais
O uso de shampoos naturais feitos à base de ervas como alecrim, tomilho, aipo, salva e eucalipto podem ser eficazes contra a caspa, devido as suas propriedades anti-sépticas e anti-fúngicas.
Evite alguns alimentos
Uma dieta com alimentos saudáveis é um fator importante para prevenção e tratamento da caspa, frutas e legumes deverão fazer parte do cardápio, evitando cítricos, frutos secos e alimentos em conserva.
Para quem pratica atividade física
Não deixe o suor acumular no couro cabeludo pois ele irrita a pele. Após exercícios físicos e outras atividades que façam transpirar procure lavar a cabeça muito bem.
Não ignore a caspa
Ignorar o problema só faz com que a caspa se acumule no couro cabeludo e isso causa coceira. Coçar com muita força pode provocar ferimentos na cabeça e acabar numa infecção.
Faça parte das nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Google plus.
Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar 😉
Você já tem um Plano de Saúde?
Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.
Comentários desativados